Fabricantes

Produtos visualizados

Niepoort Vintage 2015 Ver maior

Niepoort Vintage 2015

Novo produto

Niepoort

Num ano excelente como o de 2015, o grande desafio foi selecionar o lote final por entre mais de 60.000 litros de vinhos de grande qualidade, todos eles com capacidade para fazer parte de um grande Porto Vintage. Durante mais de um ano, Dirk Niepoort, Nicholas Delaforce e Rodrigo Nogueira “foram apertando o crivo” para selecionar, com grande detalhe, os melhores tonéis para o lote de Porto Vintage

Mais detalhes

48,70 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação


Características Gerais:

Volume: 750 ml

 

Teor Alcoólico:

19,50% vol

 

Castas:

Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão, Tinta Roriz e outra

Vinificação:

O ano vitícola de 2014/2015 caracterizou-se por um inverno frio e muito seco, com um recorde mínimo de precipitação quando comparado com os anos anteriores. Para além disso, a primavera e o verão foram secos e quentes, com três vagas de calor em junho e julho, antes de um mês de agosto mais fresco - a baixa humidade permitiu que a incidência de doenças atingisse um mínimo histórico e, como consequência, que as vinhas originassem bagos extremamente limpos, factor muito importante para um grande Porto Vintage.
A vindima em Vale de Mendiz começou a 28 de agosto em condições favoráveis. Uma pequena quantidade de chuva a 15 e 16 de setembro foi extremamente benéfica e embora a vindima tivesse sido interrompida temporariamente, permitiu que a maturação da uva chegasse ao fim sem os problemas associados à rutura do bago e consequente apodrecimento, o que aconteceria num ano com níveis normais de humidade do solo.
O Vintage 2015 dá continuidade à tradição da Niepoort no que respeita à criação de vinhos do Porto equilibrados, com uma grande concentração, elegância e delicadeza. O que torna o ano de 2015 tão singular é a pureza do fruto - o resultado da baixa humidade durante o crescimento e vindima - que não foi afetado pela chuva que caiu em setembro. Isto permitiu uma grande diversidade de parcelas de vinho do Porto para lotear o Porto Vintage 2015. As parcelas vindimadas antes da chuva apresentaram um maior grau de acidez e frescura, enquanto as realizadas após meados de setembro, uma maior maturação e concentração.
Todos os componentes do Porto Vintage 2015 foram pisados a pé com 100% de engaço, em lagares de granito na adega de vinho do Porto de Vale de Mendiz. Os vinhos foram trasfegados pouco depois da vindima, tendo envelhecido, em tonéis, no Douro, durante o inverno e transferidos depois para Vila Nova de Gaia, em abril de 2016. O lote final repousou novamente em tonéis nas caves de Vila Nova de Gaia antes de ser engarrafado.

Estágio:

2 anos em tonéis.

Sugestão de Acompanhamento:

Perfeito com Queijo da Serra, Stilton ou outros queijos azuis. Sobremesas com doces de ovos, tal como pão de ló.

Contém sulfitos.

7 outros produtos do mesmo produtor:

30 outros produtos na mesma categoria: