Fabricantes

Produtos visualizados

Niepoort Robustus Tinto 2015 Ver maior

Niepoort Robustus Tinto 2015

Novo produto

Niepoort

O Robustus 2015 é um vinho de carácter maturado. Após um estágio prolongado em foudres de 2000L desenvolve aromas terciários algo terrosos com ênfase no aroma de turfa. Os taninos são sedutores, mas perfeitamente equilibrados, com grande estrutura, que só as vinhas velhas conseguem transmitir. Na boca impressiona pela sua juventude, leveza e tensão, muito fino com um final longo e persistente.

Mais detalhes

56,55 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação


Características Gerais:
Ano: 2015
Volume: 750 ml
Tipo: Tinto

Álcool:
12,2%

 

Castas:

Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Nacional, Tinto Cão e outras

Vinificação:

As condições climáticas do ano vitícola 2015 foram muito favoráveis, com sol, calor e pouca humidade, permitindo um crescimento vegetativo homogéneo.
O Inverno, com chuva a partir do mês de Março, repôs uma grande parte das reservas de água no solo. No início da Primavera as temperaturas médias foram elevadas e alguma chuva completou a reposição hídrica, permitindo um abrolhamento equilibrado. Depois da floração em Maio, o pintor iniciou-se em Julho, bastante homogéneo, cerca de duas semanas mais cedo que no ano anterior.
Uma das particularidades deste ano vitícola foi a capacidade da vinha em manter-se hidratada durante a maturação. Em finais de Agosto, início de Setembro, as folhas basais mantinham-se verdes e húmidas, com os bagos hidratados e uma película grossa e firme. O equilíbrio dos mostos, a suavidade dos taninos e a intensa concentração de cor indicam que estamos perante um ano excepcional para Vinhos Doc Douro.
As uvas para o Robustus foram selecionadas manualmente à entrada da adega, caindo por gravidade numa cuba de Inox. A fermentação alcoólica e o tempo de maceração foram longos. O envelhecimento em tonéis de 2000 litros durou mais de 4 anos. Deste vinho foram engarrafadas 5200 garrafas em Fevereiro de 2020, sem colagem nem filtração.

Estágio:

48 meses em Toneis de madeira antiga

Sugestão de Acompanhamento:

Pratos de caça (perdiz, veado), arroz de pato. Sugestões vegetarianas: pratos com cogumelos ou trufas.

Contém sulfitos.

7 outros produtos do mesmo produtor:

30 outros produtos na mesma categoria: