Fabricantes

Produtos visualizados

Gonçalves Faria Branco 2016 Ver maior

Gonçalves Faria Branco 2016

Novo produto

Niepoort

António Maria Gonçalves Faria foi um dos míticos produtores da Bairrada nos anos 90. Vinhos como o Tonel 5 1990 ou o Reserva 1991 ficarão gravados para sempre na história da Bairrada. Para Dirk Niepoort (que chegou a ser o distribuidor destes vinhos), poder trabalhar estas vinhas magníficas é um enorme privilégio

Mais detalhes

23,54 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

VINIFICAÇÃO

O ano vitícola caracterizou-se pelo inverno ameno e pouco chuvoso, seguido de uma primavera com elevada precipitação. A chuva dos meses de Abril e Maio obrigou a uma monitorização constante e intervenções mais rigorosas na vinha. As temperaturas altas dos meses seguintes resultaram numa maturação equilibrada.

O nosso controlo de maturação sensorial iniciou-se nos primeiros dias de Agosto e evidenciou um atraso na maturação, o que apontaria para uma vindima mais tardia. A decisão de iniciar a vindima no dia 6 de Setembro representou um atraso de cerca de uma semana face ao ano anterior.

Terminada a vindima no dia 28 Setembro, apurou-se uma quebra quantitativa de cerca de 30% a 35%. Apesar da adversidade, a produção manteve uma qualidade de excelência.

Globalmente classifica-se como um ano bom, caracterizado por uma óptima acidez e graduações entre 11,5 e 12,5. O resultado são vinhos finos e elegantes, com um pouco mais de cor, e enorme potencial de estagio em Fuders e toneis.

NOTAS DE PROVA

O Gonçalves Faria branco 2016 mostra um aroma mineral muito fino, austero, pleno de notas de limão muito frescas, em boa harmonia com um ligeiro fumado. Com um bom volume de boca e bastante estruturado, tem boa presença no palato. A elevada acidez equilibra o conjunto, num perfil muito fino e refrescante. Final de boca longo, marcadamente mineral. Irá evoluir muito bem em garrafa.


Características Gerais:

Volume: 750 ml
Ano: 2016
Tipo: Branco

 

Teor Alcoólico: 12% vol
Acidez Total:  5.84 (G/DM3)
Acidez Volátil:  0.46 (G/DM3)
Castras: Bical e Maria Gomes

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO

Mariscos, pratos de peixe estufados (caldeirada), bem como carnes brancas. Queijos de pasta mole tipo Serra da Estrela.

Contém sulfitos.

30 outros produtos do mesmo produtor:

30 outros produtos na mesma categoria: