"A Garrafeira 5 Estrelas é um espaço em Aveiro muito particular: pequeno e acolhedor, com um serviço totalmente personalizado pelas duas irmãs que o gerem. Com provas muito especiais, quase todas as semanas, ganharam estima não só dos consumidores, mas também de produtores.
O negócio é de família e foi criado pelos irmãos Carla, Mariana e Max Paralta. Foi em 1996 que o pai Fernando Paralta, figura determinante nas suas vidas, os incentivou a criar a loja na Veneza Portuguesa. A contactar com o tema desde tenra idade, embora com perspectivas de vida diferentes naquela altura, os irmãos abraçaram imediatamente a ideia, como se de um sonho de criança se tratasse. A verdade é que, hoje, não o trocariam por nada. No contacto directo com o cliente estão as duas irmãs e no backoffice está Max, numa garrafeira de dimensão pequena, mas bem organizada, com uma colecção de vinho nada diminuta: são centenas de referências que Carla e Mariana conhecem como a palma da sua mão. Numa abordagem que combina a informação de qualidade com uma cirúrgica avaliação do perfil de cada cliente, as irmãs fazem um aconselhamento altamente personalizado, onde reina a empatia. Para complementar a experiência, e promover a ligação entre produtor e consumidor, a 5 Estrelas organiza várias provas em cada mês, todas com a presença dos respectivos produtores ou enólogos. A verdade é que Carla e Mariana conseguem levar ao seu estabelecimento os "bosses" das empresas, algo que todos sabemos não ser nada fácil.
O caminho percorrido por esta garrafeira, nas últimas duas décadas, foi notável, tendo-se tornado num local de confiança para consumidores de todo o país e até de estrangeiros que frequentam, constantemente, a sua loja online à procura de vinho português. Mas nada disto seria possível sem muito trabalho. Quer seja em eventos públicos, de Norte a Sul, ou em lançamentos privados, as irmãs Paralta estão em todo o lado. Numa pesquisa de campo constante, estão sempre à procura da "next big thing", mas também dos pequenos tesouros vínicos que vão aparecendo no panorama nacional." M.L.
Em Aveiro reside um negócio de família que é em simultâneo um exemplo de como uma garrafeira pode dar cartas fora das grandes metrópoles de Lisboa e Porto. A Garrafeira 5 Estrelas nasceu por vontade de um pai, ligado aos vinhos, que queria ver o futuro dos seus filhos assegurado. Transformou-se num dos projectos mais interessantes a nível nacional na área.
Fernando Paralta, armazenista de vinhos, instilou nos seus três filhos, desde tenra idade, o gosto pelos vinhos, fosse pelas constantes visitas a adegas e a produtores, fosse pelo hábito de cheirar e provar vinhos. E, apesar de (ou mesmo tendo em conta) os gostos pessoais de Carla, Mariana e Maximino, Fernando Paralta sabia que a vida dos seus filhos iria estar intimamente ligada aos vinhos, prosseguindo a tradição familiar.
Atualmente, a garrafeira alberga milhares de garrafas de centenas de referência de todas as regiões nacionais, com uma oferta vasta e pouco óbvia. Podemos encontrar alguns best-sellers, mas pontificam sobretudo produtores de menor dimensão, com referências exclusivas, que por norma não estão presentes em qualquer prateleira de supermercado.
Bairrada e Dão têm um lugar especial na Garrafeira 5 Estrelas. Topos de gama, Vinho do Porto e Madeira, espumantes e champanhes, alguns (ainda poucos) vinhos estrangeiros, mas também destilados, aguardentes, wiskies, gins, acessórios para vinho e produtos gourmet destacam-se na oferta.
A cortesia e disponibilidade com as duas irmãs atendem o público são uma mais-valia, tal como o engenho comercial, paciência, e espírito pedagógico com que, há mais de duas décadas, informam e educam o público aveirense. Trabalho esse que é, sem dúvida, reconhecido pelos produtores, presentes nos mais de 50 eventos realizados em 2018, entre lançamentos, apresentações e jantares vínicos. Enólogos e produtores são hoje presença assídua, contribuindo para cativar e fidelizar o público.
A Garrafeira 5 Estrelas prima pela diversidade e exclusividade de oferta, sempre com um toque pessoal, sendo plena merecedora do prémio "Garrafeira do Ano 2018"