Desculpa, infelizmente não tens idade legal para aceder ao nosso site
A missão da Niepoort é manter o seu posicionamento de “niche player”, dando continuidade à produção de distintos Vinhos do Porto e Vinhos do Douro, conjugando a tradição secular com a inovação. Ao longo do nosso crescimento, esta conjugação passou a incluir os vinhos de duas outras regiões, que contribuíram para delinear o triângulo Douro – Bairrada – Dão.
Os vértices mais recentes (também) “dão cartas” e ocupam um lugar que a Niepoort considerou importante recuperar, dado o potencial que possuem, aliando a inegável herança do passado vitivinícola de Portugal às possibilidades de inovação.
A importância que damos à necessidade de interpretar solos, climas e castas tem-nos conduzido pelo caminho da Biodinâmica, num namoro que procura um respeito pelos “humores” da Natureza, ouvindo-a para encontrar o equilíbrio entre biodiversidade e intervenção o menos invasiva possível. Na Biodinâmica, damos especial importância à interrelação entre todas as pessoas envolvidas, numa procura contínua de respeito pelas suas idiossincrasias e valorização do que têm e trazem de melhor para a família Niepoort.
“Conseguimos fazer melhor?”, questionou-se um dia a Maria Alice, da Quinta de Baixo. Depende. Depende da Niepoort continuar a concretizar sonhos, depende da criação dos processos adequados e de manter a vontade de aprender que nos caracteriza. Mas, sobretudo, a resposta encontra-se no prazer que temos naquilo que fazemos.
Um velho histórico de volta: Niepoort aguardente velhíssima. No passado tanto o Brandy como a Aguardente velha eram grandes clássicos Niepoort sendo a aguardente 25 anos considerada uma das melhores de Portugal.
Aromas e sabores minerais a pedras de granito e fruta vermelha fresca de carácter silvestre. Com nuances vegetais e perfumado por pequenas flores, caruma e pinhal. Delicado, puro, tenso, cheio de vida, elegante e estruturado, brilha pelo equilíbrio fresco e persistente.
O Batuta é um vinho fruto de duas vinhas velhas com diferentes altitudes e exposições. Após uma escolha criteriosa na vinha segue-se outra seleção na mesa de escolha da nossa adega seguida de uma vinificação bastante delicada com macerações levadas ao limite, onde todos os detalhes são tidos em conta para que se obtenha um vinho complexo, preciso e elegante.
Vindima manual, durante o mês de setembro. Todos os componentes do Vintage 2020 foram pisados a pé, em lagares de granito com 100% de engaço. O vinho foi trasfegado pouco tempo depois da vindima, envelhecendo no Douro em tonéis, durante o inverno.
Com uma cor amarelo palha, na boca, com notas de calcário muito evidentes, envolvidas por aromas de flores de Laranjeira. A acidez cítrica eleva o vinho para um patamar único, fresco, complexo, muito fino e elegante. Com um final de boca austero e profundamente mineral. Um branco sério, distinto e que deve ser bebido em copos tipo Borgonha.
O Charme Bairrada é produzido a partir de uvas provenientes das vinhas da Quinta de Baixo, com cerca de 80 anos. Este é um vinho onde a concentração, fruta, complexidade e elegância se equilibram de uma forma única, originando um excelente tinto. Feito para ser consumido jovem, apresenta no entanto um grande potencial de envelhecimento.
O Charme é um vinho raro do Douro. A sua elegância e complexidade, os seus taninos envolventes e macios, são uma forma única de expressar as vinhas velhas, mais frescas e abrigadas de Vale de Mendiz, em pleno vale do Pinhão.
O Clos de Crappe branco é vinho divertido, que desafia o consumidor clássico. Um vinho que pode enganar no primeiro impacto, muito fechado, redutivo, com um aroma metálico e um ligeiro toque a repolho e ovo cozido - desafiando os sentidos e a lógica, pouco a pouco começa a abrir, e cada vez que o levamos ao nariz ele mostra o que realmente é, floral,...
É a quinta edição do Conciso Branco, onde mais uma vez se procurou criar um vinho fresco e elegante, que mostre todo o potencial das vinhas velhas e do Terroir de granito do Dão. As uvas são provenientes da Quinta da Lomba, onde existem parcelas quase centenárias com predominância das castas Bical, Encruzado e Malvasia, entre outras castas autóctones da...
O Conciso é a nossa interpretação de um Dão fino e elegante, um vinho que mostra todo o potencial e carácter de uma vinha muito velha. Esta vinha centenária, plantada em solo de granito e virada a Este, na encosta da Serra da Estrela, tem castas misturadas onde a Baga e o Jaen são predominantes.
Este vinho nasce da ideia de Rolf Niepoort, de que “o vinho Português ideal será aquele que consiga aliar a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro, que consiga conciliar a fruta dos solos de xisto do Douro com os aromas de caruma e mineralidade dos solos graníticos do Dão".
Nat Cool, naturalmente “cool and funky”, é um conceito inovador criado pela Niepoort, um movimento de união entre diversos produtores com o objetivo de criar vinhos leves e fáceis de beber. Na Bairrada criámos o DrinkMe, o primeiro NatCool, onde procuramos mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga. Um vinho incrivelmente fácil e direto, que se...