A norte da região das Beiras e fazendo fronteira com a região do Douro, situa-se a Denominação de Origem Távora-Varosa. É uma região de pequena dimensão, todavia muito relevante na produção de espumantes. As castas brancas são as predominantes na região (Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio, Chardonnay). As castas tintas mais plantadas são a Touriga ...
A norte da região das Beiras e fazendo fronteira com a região do Douro, situa-se a Denominação de Origem Távora-Varosa. É uma região de pequena dimensão, todavia muito relevante na produção de espumantes. As castas brancas são as predominantes na região (Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio, Chardonnay). As castas tintas mais plantadas são a Touriga Francesa, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Pinot Noir. Apesar da produção da região ser liderada por espumantes, também são produzidos brancos frescos e tintos suaves.
Os solos da região são de origem granítica e xistosa, fruto do relevo acidentado e montanhoso da região. Por influência das montanhas e da altitude os Verões são secos e quentes, por outro lado, os Invernos são muito frios e com neve.
Texto retirado do Infovini - O portal do vinho Português
Cor ligeiramente citrina, aroma intenso, primoroso a flores de malvasia. Na boca é muito frutado e fresco. O final é prolongado.
Vinho tinto, cor rubi franca, de aroma e sabor estagiado completo.
Aroma a citrinos e mineral. Sabor fino, seco e com final prolongado.
No aroma apresenta notas vegetais conjuntamente com frutos maduros. O paladar é redondo com excelente equilíbrio na boca.
Cor amarelo limão cristalino. Aroma de intensidade média, com notas limonadas e de pêssego verde, para além de algum floral. Não tem ainda o típico aroma apetrolado da casta. Na Boca tem um corpo ligeiro a médio, de acidez alta muito vibrante, com notas de sumo de limão, lima, ameixa amarela e algum pêssego. Final limpo, direto, afiado, mineral, com...