Desculpa, infelizmente não tens idade legal para aceder ao nosso site
A Vieira de Sousa - Vines and Wines Lda. é uma empresa familiar com tradição secular na produção de vinhos do Porto.
Na Quinta do Roncão Pequeno surgiu a marca Vieira de Sousa, honrando o nome da família que de geração em geração aprendeu a bem fazer os nossos vinhos, aproveitando o melhor que o Douro e as suas gentes têm para oferecer.
Temos como filosofia manter o estilo clássico e tradicional do vinho do Porto, sempre com o sabor e saber familiar como base a todo o processo.
As nossas quintas estão situadas ao longo dos rios Douro e Pinhão com diferentes altitudes e diferentes exposições solares, o que nos permitem a produzir vinhos equilibrados e de grande qualidade todos os anos.
A Quinta da Água Alta está situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, junto à estação de comboio do Ferrão. Tem uma exposição maioritariamente a sul, tendo uma altitude que varia de 124 m a 370m. A modernização das vinhas, mecanização e adequação da casta ao local é uma das garantias para a produção de uva e de vinhos de referência.
A Quinta do Bom Dia é a vinha que se encontra a maior altitude e onde se pode encontrar uma casa - datada de 1640 - com lagares em xisto. É um ponto de onde se vislumbra uma vista fantástica sobre o vale da Quinta da Agua Alta e Bom dia até ao Rio Douro.
A Quinta do Espinhal é a que se localiza num ponto mais baixo e que tem exposição solar maioritariamente a sul. É o lugar dos nossos tradicionais lagares em granito e dos armazéns de envelhecimento de alguns dos nossos vinhos do Porto.
A Quinta do Roncão Pequeno está situada junto ao Rio Douro, no fundo do vale do Roncão, disposta ao longo de patamares modernos e dos tradicionais muros seculares de pedra posta de xisto, mantidos pela família há já três gerações. A zona do Roncão é um local privilegiado, sendo apelidada por Miguel Torga como o “Samo de todos os Samos”, local para a produção de vinhos de alta qualidade como o demonstra o nosso Vintage 2009.
A Quinta do Fojo Velho está na família há mais de quatro gerações, sendo José Silvério Vieira de Sousa quem deu início na nossa familia à comercialização do vinho do Porto, no século XIX ainda antes da praga da filoxera que dizimou as vinhas da região. Foi seu filho, José Ermelindo Vieira de Sousa, o engenheiro responsável pela construção dos magníficos muros em xisto desta quinta, e foi seu neto, António Eduardo Vieira de Sousa Borges, quem procedeu ao aumento da área de vinha para continuar a produção de vinho do Porto.
Por fim a Quinta da Fonte, localizada na aldeia de Celeirós, é uma pequena parcela com uma casa solarenga do século XVII e o ponto central da Vieira de Sousa. É nesta parcela localizada a uma altitude de 300m que temos as nossas uvas brancas que entram na produção do nosso vinho do Porto e Douro branco. Devido à sua altitude e planura permite a produção de magníficos vinhos reconhecidos pela sua estrutura e frescura.
O nosso Vieira de Sousa Grande Reserva é produzido com uvas provenientes de duas vinhas bastante especiais: A nossa vinha de Touriga Franca da Quinta da Agua Alta e uma vinha velha da Quinta do Fojo Velho. A estrutura e complexidade proveniente das vinhas velhas combina na perfeição com o aveludado da Touriga Franca.
É um vinho bastante suave e elegante. Fruta fresca com notas de especiaria. Uma boca equilibrada e fresca.
Vieira de Sousa 10 anos é um Porto Tawny com indicação de idade. Este Porto de excelente qualidade é constituído por vários lotes envelhecidos durantes anos em cascos de madeira. Este Porto concilia a idade com a frescura, exemplo dos vários vinhos produzidos pela família.
É um vinho bastante suave e elegante. Fruta fresca com notas de especiaria. Uma boca equilibrada e fresca.
Um vintage com uma cor intensa e retinta com notas de frutas maduras e uma optima acidez e frescura. Taninos intensos mas elegantes, que equilibram a frescura da boca. O nariz abre gradualmente, mostrando o conjunto de aromas vegetais, ervas.
Um Porto Branco elegante, fino e uma elevada complexidade aromática, elaborado com lotes de vinho do Porto branco velhos de qualidade excepcional. Todos estes foram fermentados em lagares com uma longa maceração das películas e envelhecido em toneis durante décadas, dando origem a este vinho dourado.